Pastor Elias Iembo.

“Se eu a coloco abaixo de todos os livros, ela é a que mantém todos eles, se eu a coloco no meio dos outros livros, ela é a coração desses livros, e se eu a coloco em cima dos outros livros, ela é a cabeça e autoridade de todos os livros em minha biblioteca” disse Rui Barbosa sobre a Bíblia

quarta-feira, 25 de julho de 2012

PRIVILÉGIOS DA INTIMIDADE DE DEUS


TEXTO: Êxodo 3:15-22
15 E Deus disse mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque, e o Deus de Jacó, me enviou a vós; este é o meu nome eternamente, e este é o meu memorial de geração em geração.16 Vai, ajunta os anciãos de Israel e dize-lhes: O Senhor, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó, apareceu-me, dizendo: certamente vos tenho visitado e visto o que vos tem sido feito no Egito;17 e tenho dito: Far-vos-ei subir da aflição do Egito para a terra do cananeu, do heteu, do amorreu, do perizeu, do heveu e do jebuseu, para uma terra que mana leite e mel.18 E ouvirão a tua voz; e ireis, tu e os anciãos de Israel, ao rei do Egito, e dir-lhe-eis: O Senhor, o Deus dos hebreus, encontrou-nos. Agora, pois, deixa-nos ir caminho de três dias para o deserto para que ofereçamos sacrifícios ao Senhor nosso Deus.
19 Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir, a não ser por uma forte mão.20 Portanto estenderei a minha mão, e ferirei o Egito com todas as minhas maravilhas que farei no meio dele. Depois vos deixará ir.
21 E eu darei graça a este povo aos olhos dos egípcios; e acontecerá que, quando sairdes, não saireis vazios.22 Porque cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda jóias de prata e jóias de ouro, bem como vestidos, os quais poreis sobre vossos filhos e sobre vossas filhas; assim despojareis os egípcios.
Introdução
A intimidade de Deus é um dos grandes desafios da fé cristã. É o caminho para o estabelecimento de uma relação de amizade com Deus contra toda tentação de uma ênfase na mera religiosidade.
A Palavra de Deus apresenta o confronto amizade x religiosidade na história do próprio nome de Deus. A revelação exclusiva do nome de Deus a Moisés é indicada e a orientação de reverência no uso deste nome também é destacada:


Ex 6:2-3 - "Falou mais Deus a Moisés e lhe disse: Eu sou o Senhor. Apareci a Abraão, a Isaque e a Jacó como Deus Todo-Poderoso (EL SHADAY); mas pelo meu nome, O Senhor (YHWH), não lhes fui conhecido."
Ex 20:7 - "Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão."
A revelação do nome de Deus é convite à intimidade.
Seu uso alegre e reverente é sinal da intimidade. Note-se o exemplo dos salmistas no uso do nome de Deus:
Sl 29 - 18 x em 11 vv. / Sl 118 - 28 x em 29 vv. / Sl 134 - 5 x em 3 vv. / Sl 104 a 150 - 22 x na expressão ALELUIA (Louvai a Já).

A revelação do nome de Deus para Moisés confirma-lhe, portanto, como modelo de intimidade. Sua importância e força trazem consigo conseqüências para a vida que são recebidas pelo crente como privilégios extraordinários de uma vida de intimidade.
 Privilégios da Participação na Intimidade de Deus

 1. A vida transformada em testemunho da grandeza de Deus! No v. 15
a apresentação do Deus de Abraão, Isaque e Jacó (referência passada) e a apresentação de YHWH como nome a ser lembrado eternamente (referência futura) são indicações de que Moisés surge no contexto da sarça como instrumento da revelação presente deste Deus que é o Senhor da História.
a)- Na intimidade acontece o resgate do propósito da vida humana:
ser imagem de Deus e louvor da sua Glória.
Ef 1:11-14 – "no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo; em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória."
Mt 5:14-16 - "Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus."

b-Na intimidade desfrutamos a alegria de ser apenas isso e tudo isso: imagem e louvor de Deus.
Por isso, Spurgeon: meu filho, se Deus lhe chamou para um ministério, não se rebaixe ao ponto de ser rei em qualquer país!
Ser instrumento da revelação da Glória de Deus é um privilégio da intimidade.
 2. A vida transformada em instrumento de consolo para os que sofrem! Nos vv. 16 e 17
 a re-apresentação de Deus às autoridades de Israel como YHWH, o Deus dos antepassados, 450 anos depois, torna-se evidência da fidelidade deste Deus à promessa que havia feito e certeza de socorro certo com as novas promessas que passa a fazer.
a- Na intimidade a descoberta do Deus fiel, que não muda e que não se esqueceu.
Tg 1:17 – "Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança."
2 Tm 2:13 – "se somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo."
b-Na intimidade a descoberta do Deus solidário, que não é indiferente, mas amor.
Rm 5:8 – "mas Deus prova o seu amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores."
? Na intimidade a oportunidade de revelar a fidelidade e a solidariedade de Deus ao mundo. Para lembrar Bonhöeffer:
Quem, alguma vez em sua vida, experimentou a misericórdia de Deus, dali por diante só desejará servir!
Ser instrumento de consolo para os que sofrem é um privilégio da intimidade.
3. A vida transformada em referência de confiança nas crises! Nos vv. 18 a 20
o desafio do retorno ao Egito e do enfrentamento de Faraó, bem como a promessa de milagres e do desfecho vitorioso, transformam-se num profundo desafio de confiança em Deus para Moisés.
a)- Na intimidade aprendemos a confiar em Deus por conhecermos seu caráter.
Is 26:3-9 – "Tu, Senhor, conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em ti. Confiai no Senhor perpetuamente, porque o Senhor Deus é uma rocha eterna; porque ele abate os que habitam no alto, na cidade elevada; abate-a, humilha-a até a terra e até ao pó. O pé a pisará; os pés dos aflitos e os passos dos pobres. A vereda do justo é plana; tu, que és justo, aplanas a vereda do justo. Também através dos teus juízos, Senhor, te esperamos; no teu nome e na tua memória está o desejo da nossa alma. Com minha alma suspiro de noite por ti e, com o meu espírito dentro de mim, eu te procuro diligentemente; porque, quando os teus juízos reinam na terra, os moradores do mundo aprendem justiça.’’
b)- Na intimidade as crises são enfrentadas com confiança. Concordamos com Paul Ricour, quando diz: Acreditamos em Deus apesar do mal!
Sl 25:1-3 – "A ti, Senhor, elevo a minha alma. Deus meu, em ti confio; não seja eu envergonhado, nem exultem sobre mim os meus inimigos. Com efeito, dos que em ti esperam, ninguém será envergonhado; envergonhados serão os que, sem causa, procedem traiçoeiramente."
Confia em Deus mesmo nas crises é um privilégio da intimidade.
 4. A vida transformada em objeto da generosidade de Deus! Nos vv. 21 e 22
a orientada "boa vontade" dos Egípcios e os despojos com que Israel iria sair do Egito são uma demonstração do cuidado e da providência de Deus.


a)_ Na intimidade encontramos a certeza da provisão de Deus para a vida.
Sl 23 – "O Senhor é o meu pastor; nada me faltará."
b)- Na intimidade desenvolvemos a convicção de que a generosidade de Deus consiste, sobretudo, em dar a si mesmo.
 Como citou C.S.Lewis: Aquele que tem Deus e tudo o mais, nada possui que não possua aquele que apenas tem Deus!
c)- Na intimidade a esperança da herança a que nada pode ser comparado torna-se uma das marcas fundamentais do crente.
Lc 12: 30-32 – "os gentios de todo o mundo é que procuram estas coisas; mas vosso Pai sabe que necessitais delas. Buscai, antes de tudo, o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas. Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino."
Uma vida abençoada por Deus e provida em suas necessidades é privilégio da intimidade 
Conclusão: Jesus Cristo desfrutou, como ninguém, dos privilégios da intimidade. Superando infinitamente o próprio Moisés em sua vida e testemunho, deu-nos o exemplo por excelência e outorgou-nos seu Espírito, para que pudéssemos também hoje desfrutar dos privilégios da participação na intimidade de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário